Mudança social
Curso EFA Escolar Sistemas, Técnicas e Ciência & Comunicação, Língua e Cultura
Saberes Fundamentais
Mudança Social
Trabalho elaborado por: Paulo Filipe Lourenço Quaresma
Formadores: Professora Ana Cotovio e Professor João Martins Índice
Introdução
Todas as sociedades são detentoras de uma cultura específica onde os valores, as normas e os costumes estabelecem um modelo padrão e comportamentos no qual cada sociedade se identifica.
As condutas e relações sociais, condicionadas pela cultura, institucionalizam-se e encontram-se de tal forma marcadas, que acabam por criar uma resistência quando se trata de alterar algo que parece ser inalterável. Contudo, a cultura não é um sistema rígido, acabando por ser permeável à mudança. A cultura revela-se um fenómeno cumulativo e participado que resulta da absorção de um conjunto de contributos intelectuais, artísticos e tecnológicos, entre outros. Este conjunto de contributos são criados e transmitidos por cada geração, através de diversas formas. Deste modo, não há nenhuma sociedade que permaneça totalmente inalterada, sendo impossível impedir a evolução dos conhecimentos dos indivíduos e a alteração dos comportamentos sociais, existindo, sempre, ao longo dos séculos, uma evolução social.
Neste trabalho abordar-se-á, de forma sucinta, a mudança social, no contexto pessoal e global do tema. O principal objetivo será mostrar, aos leitores, que a mudança social não é um exclusivo da modernidade, uma vez que desde sempre a humanidade sofreu alterações (Moinhos; Silvestre, 2010).
A minha Terra e a Mudança Social
1. Conceitos de mudança social (CLC FCLC RA4) e de integração social (STC STCF RA1)
Na generalidade, define-se mudança social como, "toda a variação temporal,