Mudança Social
As sociedades são constantemente alteradas por mudanças sociais. As mudanças sociais são processos contínuos que trazem mudanças para as organizações, para as instituições e ate mesmo para os comportamentos de uma coletividade.
Para explicar melhor esse conceito de mudança social, tomemos como exemplo a abolição da escravatura no Brasil no dia 13 de maio de 1888. Ela ocorreu como resultado do movimento abolicionista. Com o fim da escravidão, o trabalho deixou de ser escravo e passou a ser realizado em troca de um salário, transformando as estruturas das instituições sociais brasileiras do final do século XIX.
Outros exemplos: As mulheres não tinham direito ao voto e hoje temos uma presidenta, as mulheres através do uso da pílula do dia seguinte puderam exercer mais controle sobre suas atividades sexuais e sobre a própria fertilização, a inserção das mulheres no mercado de trabalho constitui uma mudança social, a Revolução Industrial que acelerou o ritmo de vida das pessoas etc. A mudança da postura da mulher na sociedade moderna, pois ela passou a buscar a qualificação profissional, por isso permanece mais tempo estudando, colocando o casamento e a formação de uma família em segundo plano.
Para Guy Rocher mudança social é ´´toda transformação observável no tempo que afeta, de maneira que não seja provisória ou efêmera, a estrutura e o funcionamento da organização social de dada coletividade e modifica o curso de sua historia``
CARACTERISTICAS:
As características essências das mudanças, segundo Rocher, são:
(VER LEITURADO TEXTO SOCIOLOGIA GERAL -MUDANÇA SOCIAL – PAG 299)
EM RITMOS DESIGUAIS:
As mudanças sociais variam de sociedade para sociedade: é mais lento nas sociedades mais simples, como as pequenas comunidades isoladas, e aceleradas nas sociedades mais complexas, como as sociedades industriais e pós-industriais.
O ritmo dessas mudanças depende dos contatos sociais com outras sociedades, do desenvolvimento dos meios de comunicação e