Mudança social
Os seres humanos habitam a Terra há cerca de meio milhão de anos. A agricultura, a base necessária à fixação de aglomerados, tem apenas doze mil anos. As civilizações remontam no máximo a seis mil anos atrás. Se se comparar a completa existência humana a um dia, a agricultura teria surgido às 23:56 e as civilizações às 23:57. O desenvolvimento da sociedade moderna dar-se-ia apenas às 23:59 e 30 segundos! No entanto, é possível que se tenham dado tantas mudanças nos últimos trinta segundos deste «dia de história humana» como no tempo precedente restante.
GIDDENS
MUDANÇA SOCIAL
Como se pode ver, os modos de vida e as instituições sociais características do mundo moderno são completamente diferentes das do passado recente.
Identificar mudanças importantes implica mostrar a extensão das alterações na estrutura subjacente de um objecto ou situação durante um certo período de tempo. No que diz respeito às sociedades humanas, para decidir até que ponto e de que modo um sistema se encontra num processo de mudança, nós temos de mostrar em que grau se dá qualquer tipo de modificação nas instituições básicas durante um período específico de tempo. Qualquer explicação da mudança, implica igualmente apontar o que permanece estável, como uma base de comparação que permite medir as alterações.
Na verdade, é difícil definir mudança social, pois, em determinado sentido, tudo muda constantemente. Cada dia é um novo dia, cada momento, um novo instante de tempo. Porém, pode entender-se como mudança social toda a variação, no tempo, dos modelos culturais, da estrutura e do comportamento social. Trata-se de um processo inevitável, que invade toda a sociedade humana. Todavia há momentos históricos em que as modificações ocorrem mais lentamente, e outros em que as mudanças radicais se sucedem com uma grande rapidez.
É certo, que hoje, nem sequer as populações mais isoladas se subtraem ao fenómeno da rápida mudança social. Nelas se