Introduçao da ti
1 Introdução
A partir da década de 70, as mudanças tecnológicas começaram a abrir novas opções para a transformação de dados em informações e ao melhoramento dos sistemas de acordo com as necessidades da empresa, tornando-se flexível e permitindo o computador processar diversas tarefas simultaneamente com vários usuários. Os gerenciadores de banco de dados se tornaram disponíveis e softwares de custo baixo dominaram o mercado, assim as atenções se voltavam para o mercado em busca de novas estratégicas com base na tecnologia de informação. Desde então, o termo TI, tecnologia que administra o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro da empresa, passou a ser mais usado. Aderindo de sistemas abertos, integração e modelos que se tornam itens essenciais nos departamentos de sistemas acabando com a incompatibilidade (ROSS; KENN,1996).
Segundo Kenn (1996), a TI é reconhecida como fator crítico de capacitação, principalmente através das telecomunicações, que permite eliminar barreiras impostas por local e tempo às atividades de coordenação, serviço e colaboração. Com a globalização e avanço tão rápido da tecnologia, o ramo das indústrias teve que criar e aprimorar métodos para conseguir estar compatível com o mercado atual. Com o uso da tecnologia de informação obtêm-se métodos mais eficientes de trabalho, maior controle dentro das empresas, reduzindo gastos e aumentando o lucro, com isso gerando maiores vantagens competitivas.
Durante muito tempo, as Tecnologias da Informação (TI) foram consideradas meros itens de suporte às organizações. A priori, eram vistas apenas como uma despesa que não gerava qualquer retorno para o negócio. Mas as aplicações da TI foram crescendo dentro das organizações, se antes a tecnologia era usada apenas para automatizar tarefas e eliminar o trabalho humano, aos poucos ela começou a enriquecer todo o processo organizacional, auxiliando na otimização das