introdução sobre ti
Houve um tempo em que as empresas conseguiam controlar todos os seus processos de forma manual, conseguiam conhecer os seus clientes e controlar suas contas sem o auxílio de nenhuma máquina. Contudo, essas empresas cresceram e junto houve um aumento da complexidade de todos os processos envolvidos no dia-a-dia. A inclusão dos sistemas de informação para o auxílio às empresas começou basicamente com as grandes empresas, que além da questão organizacional que estes sistemas auxiliariam, visavam também buscar diferenciais competitivos para competir com outras empresas.
Com o tempo praticamente todas as empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas passaram a utilizar pelo menos um sistema de informação no seu dia-a-dia, como exemplo disso podemos ver qualquer loja pequena com um computador no balcão para registrar todas as suas vendas. Neste cenário, os profissionais de TI são para o mundo atual, imprescindíveis, atuando nas mais diversas frentes e responsabilidade. Por exemplo, profissionais que desenvolvem sistema para gerenciar o controle de tráfego aéreo tem uma responsabilidade imensurável, pois qualquer erro nestes sistemas poderá acarretar na perca de inúmeras vidas.
Mas você pode estar pensando os profissionais acima são uma exceção, de certa forma sim, contudo uma grande gama de profissionais de TI trabalham no seu dia-a-dia com dados que podem transformar a empresa em uma potência ou em um desastre, de acordo como estes dados sejam trabalhados. Atualmente as empresas estão cada vez maiores e com uma necessidade de prover soluções para os mais diversos problemas de forma cada vez mais rápida, neste cenário de extrema complexidade, o departamento de TI é crucial. Mas para ter de fato um papel importante para a empresa o departamento precisa estar conectado nos anseios e expectativas de toda a organização.
Para tal fato ser possível é imprescindível que o departamento utilize