Reynolds
Experiência de Reynolds
Mogi das Cruzes, SP
2012
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
Rafael Gomes de Paula RGM 11101103351
Experiência de Reynolds
Fenômeno dos transportes
Engenharia Mecânica 5º A
Universidade de Mogi das Cruzes
Professor Orientador: Fabio Tofoli
Mogi das Cruzes, SP
2012
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
Estudar os três tipos de escoamentos a partir de experimento realizado em laboratório comparando com os limites estabelecidos por Reynolds.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA Osborne Reynolds nasceu em Belfast, cidade da Irlanda, em 23 de agosto de 1842, em meio a uma clerical família Anglicana, vindo a falecer na Inglaterra em 21 de fevereiro de 1912. Reynolds investigou experimentalmente o caráter de líquidos fluindo através de tubos e canais e demonstrou a existência de linhas de corrente e regimes turbulentos nos escoamentos. Mostrou também que existe uma velocidade crítica, dependente da viscosidade cinemática do fluido, do diâmetro do tubo, e de um parâmetro físico constante, o número de Reynolds, a partir da qual ocorre a transição entre os três tipos de escoamento possíveis (laminar, transitório e turbulento). Reynolds é um número adimensional, esse número permite que se possa estabelecer a lei da analogia entre os escoamentos, caracterizar a natureza do escoamento e calcular o coeficiente de perda de carga.
[pic]
Essa expressão mostra que o tipo de escoamento depende de varias grandezas como velocidade do fluido, diâmetro do tubo e viscosidade cinemática do fluido e não somente de cada uma individualmente.
Onde: • D - dimensão linear, característica do dispositivo onde se processa o escoamento (diâmetro interno de um encanamento), em metros; • v -