Reynolds
Campus Campo Mourão
Curso de Engenharia Civil
ANDERSON INÁCIO DUARTE
GUILHERME SICA DE TOLEDO MARQUES
RODOLFO DOMINGUES POSSANI
THIAGO CCARDOSO QUEIJO
RELATÓRIO - REYNOLDS
CAMPO MOURÃO
2011.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Campo Mourão
Curso de Engenharia Civil
RELATÓRIO - VISCOSIDADE
Trabalho apresentado para a disciplina de Mecânica dos fluidos e transferência de calor e massa para obtenção de nota parcial do Curso Superior Engenharia Civil, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, sob orientação da Professora Paula Cristina.
CAMPO MOURÃO
2011
INTRODUÇÃO
Osborne Reynolds (Cientista e engenheiro irlandês ),1842 -1912, cientista e engenheiro irlandês nascido em Belfast, Filho de uma família clériga de Belfast, fez importantes melhoramentos em projetos de bombas centrífugas, inclusive patenteando (1875), um modelo de bomba de múltiplos estágios. Com fluidos realizou várias experiências com cavitação, perdas em tubulações, viscosidade, etc. Adaptou equações de fluidos viscosos em movimento para condições escoamento em turbulência.
O número de Reynolds é o parâmetro adimensional que relaciona as forças inerciais e as forças viscosas da vazão de um fluido incompressível, na ausência de campo gravitacional. Ele é simbolizado por Re ou NRe.
O número Re somente reflete os efeitos do fluido e não considera os outros fatores, tais como rugosidade das paredes da tubulação, obstruções e curvas da tubulação.
O número Re determina a relação de duas quantidades de trabalho feitas no fluido que se move: a energia cinética e o trabalho contra o atrito interno. Re pequeno significa que o trabalho feito contra o atrito predomina Re grande significa que a energia cinética predomina. O fluido ideal, sem viscosidade e sem atrito interno possui Re infinito.
OBJETIVO
A simulação da experiência de Reynolds teve como objetivo a