reynolds
O seu nome vem de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro irlandês. O seu significado físico é um quociente entre as forças de inércia e as forças de viscosidade. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões.
Em experiências Reynolds (1883) demonstrou a existência de dois tipos deescoamentos: o laminar e o turbulento. O experimento teve como objetivo a visualização do padrão de escoamento de água através de um tubo de vidro, com o auxílio de um corante (fluido colorido).
2. OBJETIVO
Esta prática tem por objetivo observar, classificar e distinguir os tipos de escoamentos em laminar, transitório e turbulento. Para tal classificação, calculou-se o número de Reynolds através de características físicas do fluido, água, tais como a velocidade de escoamento, a massa específica e a viscosidade dinâmica do mesmo, além do diâmetro do tubo utilizado.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 Experimento de Reynolds e Equação de Re O procedimento de seu experimento consiste no fluxo da água que alimenta o procedimento e é acionado pela abertura da válvula inicial (torneira), e este fluido é carregado por uma mangueira até uma válvula para a retirada de ar. Após este feito fluido é transportado para a entrada do tubo inicial que contem duas fontes de alimentação, uma do fluído (água) e outra do corante indicador do escoamento. Este corante possui uma válvula que controla sua vazão.
Quando os valores de Reynolds são pequenos o nome dado é escoamento laminar, esta forma uma tensão de cisalhamento entre os líquidos, ao contrario disso ocorre o processo de geração turbulento, pois esse tem forma vorticosa (pois os movimentos do