Mudanças Sociais
É toda a transformação, observável no tempo, que afecta, de maneira que não seja provisória ou efémera, a estrutura ou o funcionamento da organização social de dada colectividade e modifica o curso da história. É a mudança de estrutura resultante da acção histórica de certos factores ou de certos grupos no seio de dada colectividade.Mudança social serve para justamente o que propoe o termo, ou seja, transformar a sociedade de forma que mude o seu cenário significativamente. As relações sociais tudo tem a ver com a mudança social, pois é através dessas mudanças que a relação social vai ser caracterizada. Na história da humanidade vimos que as relações sociais são diferentes a cada vez que vai se edificando as transformações sociais. Ou seja, modifica-se as relações de poder. No período feudal por exemplo, os latifundiarios eram considerados os maiorais e a burguesia era pouco valorizada . Com a revolução industrial, que foi uma transformação social, a burguesia ganhou status, portando começando a ser a nova classe dominante.
Mudanças Sociais no Brasil
No Brasil atual, a base das mudanças sociais esteve, de maneira geral, demarcada profundamente pela heterogeneidade associada à intensa desigualdade na partilha dos frutos da expansão econômica.
Antes de ter completado mais de duas décadas de retrocesso econômico e social, observado a partir da crise da dívida externa (1981 - 83), o Brasil perseguiu, por quase cinco décadas, uma fase de intensa transformação econômica e social que o permitiu avançar da 56ª para 8ª economia mundial e reduzir tanto a pobreza - de mais de 4/5 para menos de 2/5 da população - como o analfabetismo - de 5/6 para 1/5 dos brasileiros. Apesar da velocidade das transformações, constata-se que tudo isso não resultou no mesmo patamar civilizatório verificado nos países desenvolvidos devido não apenas à tardia internalização do projeto de industrialização nacional (pós-1930), mas também à baixa cultura democrática. A