Mudança social
A mudança afecta diversos níveis de realidade social, implicando alterações nas instituições sociais, bem como no modo de relacionamento entre elas, não se limitando a simples adaptação funcional das estruturas existentes.
Progresso social – mudança num sentido desejável, normalmente ligada à modernização. É um termo normativo, que contém juízos de valor. Nem sempre é positivo.
- Mudança progressiva – mudança que ocorre num sentido desejável, de acordo com certas referências sociológicas.
A diferença entre mudança e progresso pode ser encarada mais claramente se perguntarmos: E se a maioria das mudanças educacionais introduzidas nas escolas, tornaram efectivamente as coisas piores, mesmo se sem intenção, do que se nada tivesse sido feito? Por detrás deste tema está também a questão da relação entre mudança educacional e social. Há certos limites para o que a educação pode fazer pelas hipóteses de vida dos indivíduos. A mudança educacional não é um substituto para a reforma social.
Progresso, quando se trata de um fenómeno qualitativo, significa sempre um melhoramento. Trata-se de uma mudança definida como desejável, de acordo com determinados juízos de valor. É um movimento social orientado no sentido de objetivos considerados preferíveis. Ou seja, o progresso social deverá ser desejado como a realização do bem-estar comum de uma sociedade. Sendo que cada sociedade tem como referência a sua própria ordem de valores ou de entendimento da vida humana, é difícil que todos os grupos compartilhem a mesma ideia de progresso. No entanto, quando falamos em progresso científico e