fisio
Prótese: É o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos sequelados por amputações, traumáticas ou não.
Quando uma pessoa perde algum membro do corpo, no lugar é posto uma prótese mecânica. Essa prótese responde a qualquer impulso nervoso, virando um substituto ideal, com a vantagem de ser mais resistente.
As próteses podem também ser internas, para substituição de articulações ósseas (operação da anca). Geralmente são prescritos por médicos, odontólogos, veterinários, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Órtese: são dispositivos utilizados na área da saúde, com a finalidade de melhorar a capacidade funcional do indivíduo, alinhando, prevenindo e até corrigindo deformidades das partes móveis do corpo.
É utilizada na Oftalmologia (Optometria) para correção de erros refrativos em casos não patológicos, onde as deformidades do olho são compensadas por lentes oftálmicas e lentes de contato.
Utilizadas órteses na Oftalmologia para adaptação de lentes de contato e ortoqueratologia. Também utilizada órtese para correção de estrabismos através de prismas e oclusores (tapa olho pirata).
Prótese Ocular: As próteses oculares são utilizadas para manter a cavidade orbitária, tonos dos músculos das pálpebras, manterem a fisiologia das vias excretoras de lágrimas e principalmente a estética. A prótese Ocular pode ser de dois tipos: de estoque, quando a peça é pré-fabricada e adaptada ao paciente e a individualizada, realizado com a moldagem do defeito oftálmico do paciente e confeccionado para se adaptar perfeitamente à cavidade, sendo a íris (parte colorida do olho) pintada à mão pelo especialista em Prótese Facial, isso permite uma prótese que se movimenta acompanhando o olho sadio e muito mais estético, podendo o paciente retornar as suas atividades normais.
Recursos Fisioterapêuticos
São utilizados na Traumato-ortopédica recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e