vertentes da natção
3118 palavras
13 páginas
A Estrutura Funcional já vai possuir diferentes gestores individuais que se vão responsabilizar por funções distintas, como as vendas, a produção, etc. Deste modo vai ocorrer um planeamento numa perspectiva de médio prazo. Este tipo de estrutura vai permitir uma expansão de estratégia produtos-mercados e aumentar o nível de integração vertical interno. A vantagem da estrutura funcional é que vai ocorrer a concentração de recursos onde vai resultar um elevado grau de especialização e de controlo das actividades. Esta especialização permite um avanço na aprendizagem e na redução de custos operacionais com o passar do tempo. A promoção na carreira tende a ser mais fácil pois existe a possibilidade de desenvolvimento de competências profissionais em tarefas mais específicas.No entanto também existem desvantagens neste tipo de estrutura pois a especialização em actividades vai diminuir a facilidade de comunicação e coordenação a nível interno da empresa. Pode também ocorrer conflitos de interesses que só podem ser resolvidos por membros superiores.
Por exemplo, a empresa de material escolar e de escritório Cisne adopta uma estrutura funcional, adequada à gama restrita de produtos comercializados e de segmentos de mercado servidos, os estabelecimentos escolares e as empresas.
A Estrutura Divisional está indicada para empresas com diferentes linhas de produtos e mercados sendo geridas por uma gestão descentralizada. Vai existir um órgão central que vai gerir divisões individuais assegurando assim o controlo e a coordenação global das tarefas. Nesta situação o planeamento é feito a longo prazo. A estrutura divisional justifica-se num ambiente dinâmico onde tem de existir uma rápida adaptação, boa coordenação e comunicação. Também vai permitir à empresa a diversificação para sectores relacionados e não relacionados.
As grandes vantagens desta estrutura são o facto de a empresa poder crescer sem constrangimentos organizacionais e ter capacidade de fazer o acompanhamento