basquete
O funcionamento dos equipamentos é baseado na alteração do campo magnético de laços indutivos implantados no pavimento asfáltico. Em cada faixa de rolamento é utilizado um circuito independente e a velocidade dos veículos é calculada entre os laços.
A infração é registrada por uma filmadora, acoplada a um microcomputador, onde é gravada a imagem digitalizada do veículo detectado acima da velocidade permitida.
Funciona assim, sensores criam um campo eletromagnético. Quando o carro passa, o campo é desativado.
Entre o primeiro e o segundo sensor é medida a velocidade, entre o segundo e o terceiro o calculo é refeito para confirmação.
Lombada eletrônica como funciona
Lombadas eletrônicas são dispositivos usados no trânsito com o propósito de controlar a velocidade do tráfego. Possui funcionamento igual ao dos radares, ou seja, a medida da velocidade do objeto em questão se dá pela modificação do campo magnético entre os laços do pavimento, que contém os transmissores e receptores da lombada.
Nas lombadas eletrônicas, possuem ainda o elemento visual: um conjunto de luzes que mostra o enquadramento da velocidade nas circunstâncias em energia, e um mostrador que informa ao motorista a sua velocidade depois de atravessar os medidores no asfalto. Caso o condutor em questão exceder o limite de velocidade vigente na via, o sistema do dispositvo maquinalmente registra a imagem do automóvel infrator através de uma máquina fotográfica, também ligada a um microcomputador, que possui uma base de dados conectada a companhia de engenharia de tráfico operante no local. O sistema secundário remete para o sistema central as comunicações da infração, que avisa o motorista e aplica a penalização prevista em lei.
FOTOSSENSOR COMO FUNCIONA
O princípio de funcionamento dos equipamentos também é baseado na alteração do campo magnético de laços indutivos implantados no pavimento asfáltico.
O sistema é constituído por dois sensores