INTERVENÇÃO DO HOMEM NOS SUBSISTEMAS TERRESTRES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
1-Introdução
Neste trabalho propomo-nos perceber a forma como o Homem intervém nos subsistemas terrestres, o porquê da sua intervenção e a forma como esta afeta os subsistemas, daremos especial importância aos impactos que a sua ação tem na atmosfera.
Iremos abordar os recursos naturais e classifica-los quanto á sua natureza e quanto á velocidade com que se renovam.
Vamos expor algumas medidas que podem ser tomadas para a minimizar o impacto que o Homem tem no ambiente e explicaremos o conceito de desenvolvimento sustentável.
Efectuamos este trabalho com base em informações recolhidas em alguns sites e livros.
2-Intervenção do Homem no Subsistema Atmosfera
2.1- Necessidade de Intervenção – Recursos Naturais Desde que existe, o Homem, utiliza recursos naturais com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral.
O crescimento populacional, sobretudo, a partir do século XIX, conduziu à sobrepopulação de algumas áreas do Globo e à excessiva concentração da população humana em vastíssimas zonas urbanas. Este aumento populacional originou, sobreexploração dos recursos naturais, nomeadamente as reservas piscícolas e outras espécies de animais terrestres, as florestas, os solos agrícolas, a água, os recursos minerais, como o carvão e o petróleo.
.Elevada População Mundial
Na maior parte dos casos, a sobreexploração resulta de um modelo de desenvolvimento económico assente num crescimento rápido à custa da destruição de recursos.
Esta sobreexploração leva a um desequilíbrio ecológico Global.
Por exemplo: Quando alguns gases resultantes da combustão de combustíveis fosseis são libertados para a atmosfera, ocorre alteração da constituição da atmosfera o que vai levar a alterações climáticas e a fenómenos como o aumento do efeito de estufa.
2.2- Tipos de Recursos Naturais
Recurso natural é tudo aquilo o que existe na