Impactos do Homem nos subsistemas terrestres
Intervenção do homem nos subsistemas terrestres
Introdução
Com este trabalho pretende-se destacar três tópicos essenciais: os impactos que o crescimento populacional associado ao desenvolvimento tecnológico tem na geosfera; os impactos ambientais resultantes do elevado consumo de água; as formas de poluição da água e as soluções para a requalificação da mesma, de modo a existir um desenvolvimento sustentável.
Atualmente o ser humano é um dos seres que mais polui e contamina o planeta e a geosfera e fá-lo das mais variadas formas. Além de poluir a gesofera, gasta ainda os recursos que esta nos proporciona.
Ainda é necessário ter em conta alguns conceitos como: Recurso Natural, Risco geológico, Impacto ambiental e Desenvolvimento sustentável.
Desenvolvimento
1. Crescimento populacional associado ao desenvolvimento tecnológico e o seu impacto na geosfera.
O crescimento populacional e o desenvolvimento tecnológico têm impulsionado o processo de degradação ambiental. A taxa de crescimento populacional implica um aumento na procura de alimento, de água, de energia e consequentemente de recursos naturais o que origina impactos na geosfera, o que faz com que o homem deva estar consciente da forma como gere os recursos. Associado ao crescimento populacional o avanço crescente da tecnologia origina a criação de tecnologias de sobreexploração o que leva a produção de resíduos descontrolados (poluição). Os recursos naturais são matérias-primas que o homem extrai da natureza com vista a permitir a sua sobrevivência e o desenvolvimento da civilização. Estes recursos subdividem-se em dois grupos os recursos naturais renováveis e os recursos naturais não renováveis. Os recursos renováveis são aqueles em que os ciclos de renovação ocorrem num período de tempo cuja duração é compatível com a vida humana. Os recursos naturais renováveis são: energia solar, a