Trabalho
2014/2015
Biologia e Geologia
Impacto do homem na Geosfera
Trabalho realizado por:
-Daniel Vasconcelos nº 12
-João Marcelo Cerqueira nº
15
-Luís Coelho nº 16
-Miguel Monteiro nº 18
-Sara Dias nº 25
Índice
Desenvolvimento:
-Impacto do homem a geosfera
-Transformação do carbono em dióxido de carbono -Aspeto desse impacto noutros subsistemas terrestres -Soluções para a resolução do problema
Bibliografia
D esenvolvim ento
As quantidades de carbono nos solos são altamente
vulneráveis às atividades humanas. Eles diminuem de forma significativa (e em geral rapidamente) em resposta às mudanças na cobertura do solo e no uso da terra, tais como desmantamento, desenvolvimento urbano e o aumento das culturas, e como resultado de práticas agrícolas e florestais insustentáveis.
Tais atividades podem decompor a matéria orgânica.
Quando isso ocorre, parte do carbono é convertido em dióxido de carbono - gás do efeito estufa que é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global e ele é perdido do solo.
Cerca de 24% das terras do planeta já sofreram
declínio na saúde e na produtividade ao longo dos últimos 25 anos em razão do uso insustentável do solo. Desde o século 19, aproximadamente 60% do carbono armazenado nos solos e na vegetação foi perdido como resultado das mudanças no uso da terra, tais como limpar a terra para a agricultura e para as cidades.
À medida que a demanda global por alimentos, água e energia aumente drasticamente, como se prevê, o solo ficará sob uma pressão cada vez maior. Im pacto do hom em na
G eosfera
-Desmantamento
-Desenvolvimento urbano
-Aumento da cultura
-Diminuição da quantidade de carbono do solo
(depois de “sair” do solo o carbono transforma-se em dióxido de carbono)
Transform ação do carbono em dióxido de carbono
Devido a todos estes fatores, a quantidade de
carbono (C) dos solos é diminuída, porque ele sai do solo. Na sua saída do solo, ao reagir com o oxigénio (O2), origina o dióxido de carbono (CO2).