Qual o futuro do nosso planeta?
Índice
Introdução;
O estado do nosso planeta;
A ação do Homem;
A pegada ecológica;
Rumo a um planeta melhor;
Conclusão.
Introdução
É necessário ter consciência das nossas atitudes e por conseguinte perceber que é preciso preservar o nosso Planeta. Todos nós podemos dar o nosso contributo. Neste trabalho falaremos do estado do nosso planeta, do impacto das nossas atitudes e das mais variadas formas de preservá-lo, de modo a que reconheçam a necessidade de uma melhor gestão ambiental e de um desenvolvimento sustentável.
O estado do nosso planeta
Desde a formação da Terra até aos nossos dias, têm ocorrido diversas modificações e mesmo diversos cataclismos naturais. Grande parte destas modificações sucederam lenta e gradualmente, segundo o princípio do Gradualismo, de modo que os subsistemas terrestres se foram adaptando a elas, na medida do possível. Exemplos destas modificações são:
Períodos de intensa e contínua atividade vulcânica;
Variações climáticas muito acentuadas;
Transgressões e regressões marinhas;
Extinções em massa de espécies animais e vegetais;
Impacto da Terra com corpos vindo do espaço.
No entanto, com o aparecimento do Homem, as modificações têm-se tornado cada vez mais rápidas. Desta forma, os subsistemas terrestres nem sempre conseguem adaptar-se a elas. Um exemplo que representa bem esta situação é o tão falado aquecimento global, que consequentemente leva ao degelo das calotes polares e à consecutiva transgressão marinha.
A ação do Homem
Se é verdade que muitas das catástrofes da Terra não tiveram mão do Homem também é verdade que cada vez mais o Homem é o culpado. É a atitude do Homem perante estes problemas que faz com que muitos deles se tenham vindo a agravar.
As causas antropogénicas são todas as que resultam da atividade humana, tais como, a emissão de gases pela actividade industrial, a circulação automóvel, a queima dos combustíveis fósseis para a obtenção de