Resumo de Geologia: Tema 1 e 2
Sistema: um sistema é qualquer parte do Universo, independentemente da sua dimensão; constituído por várias partes que se relacionam entre si.
Sistema Composto: um sistema diz-se composto quando é constituído por vários elementos (subsistemas) que se relacionam.
Tipos de Sistemas
Um sistema diz-se isolado quando não existem trocas de matéria e energia com o meio envolvente.
Num sistema fechado não existe troca de massa com o meio envolvente, mas verifica-se troca de energia.
Num sistema aberto há troca de massa e energia com o meio envolvente.
O Planeta Terra
A Terra pode ser considerada um sistema aberto. No entanto, mais concretamente, deve ser considerada um sistema fechado. A Terra pode ser considerada um sistema aberto, pois recebe energia luminosa do seu meio envolvente, assim como matéria, como é o caso dos meteoritos. No entanto, a quantidade de matéria que recebe é desprezível quando comparada com a sua própria massa, pelo que podemos considerar que esta não existe. Neste caso, admitindo que apenas existem trocas de energia, a Terra é um sistema fechado.
O nosso planeta é um sistema composto e fechado. Consequências:
1. A massa existente é finita.
2. Os gases libertados pela ação humana acumulam-se no planeta.
3. O desequilíbrio dos subsistemas provoca o desequilíbrio do planeta.
Os subsistemas terrestres
a) Atmosfera: camada gasosa que envolve o planeta e, atualmente, é constituída por uma mistura de gases, dos quais o azoto, o oxigénio, o árgon e o dióxido de carbono constituem 99,98% do seu volume. O vapor de água também é um constituinte da atmosfera, cuja ocorrência pode variar no espaço e no tempo. Há ainda a considerar uma quantidade considerável de partículas suspensas na atmosfera, constituídas por fumos, poeiras e matéria orgânica, que podem ter uma origem natural ou ser causados pelo Homem. Este subsistema protege a Terra dos efeitos das radiações solares e do bombardeamento das