Os subsistemas terrestres
Sistema é qualquer porção de espaço constituída por várias partes organizadas (ou subsistemas) que interagem entre si, são inter-relacionadas e interdependentes, constituindo desta forma um todo.
Os sistemas podem ser classificados quanto à sua capacidade de trocarem matéria e energia com o meio envolvente. Assim, há sistemas abertos, que trocam matéria e energia com o meio, fechados, que só trocam energia com o meio, e isolados, que não estabelecem trocas com o meio.
O sistema Terra é considerado um sistema fechado (as trocas de matéria com o Universo são pouco significativas), constituído por quatro subsistemas abertos que interagem de diferentes modos e se mantem normalmente em equilíbrio dinâmico: geosfera, atmosfera, hidrosfera e geosfera.
A geosfera é a parte da Terra que se encontra no estado sólido, à superfície e em profundidade, constituída por rochas, minerais e solos. Além de servir de suporte à vida de muitos seres, o Homem obtém dela materiais como rochas e minerais, e fontes de energia como o carvão e o petróleo.
A atmosfera é a parte gasosa que envolve a Terra, penetrando nos outros subsistemas. É composta principalmente por uma mistura de gases dos quais se salientam o azoto (78%), oxigénio (21%), árgon (0,93%) e dióxido de carbono (0,035%). A atmosfera é fundamental para a vida, pois protege a Terra dos efeitos nocivos da radiação solar e do impacto de meteoritos, assim como é um importante regulador da temperatura do planeta.
A hidrosfera constitui toda a água do planeta (sólida, liquida e gasosa). A água, além de ser um fator determinante para a manutenção da temperatura amena do nosso planeta e de ser essencial para a vida, é fundamental para a maioria das atividades humanas, como a agricultura e a indústria. A água circula de um modo dinâmico por todo o planeta, constituindo o ciclo hidrológico, cujo principal motor é a energia solar.
A biosfera compreende todos os seres vivos, dos mais simples aos