subsistemas terrestres
O megassistema Terra é constituído por quatro subsistemas abertos, que interagem entre si de uma forma dinâmica e complexa: a litosfera, hidrosfera, a biosfera e a atmosfera.
Geosfera - entende-se por geosfera a parte superficial da Terra que se encontra no estado sólido (formada pelas grandes massas continentais e os fundos oceânicos), bem como os restantes materiais que se encontram no seu interior, separados em camadas mais ou menos concêntricas. As transformações e os movimentos que ocorrem na geosfera tornam a Terra um planeta geologiacamente activo e em constante mutação. É neste sistema que o Homem adquire materiais para construir as suas habitações, retira rochas e minerais para fabricar utensílios e outros materiais de que necessita para sobreviver, ou para seu simples prazer, e obtém fontes de energia fósseis (gás, petróleo e carvão).
Hidrosfera - a hidrosfera compreende toda a água no estado líquido e sólido que se encontra na superfície terrestre, incluindo os oceanos, os mares, os lagos, os rios, a água existente no subsolo, os gelos das calotes polares e dos glaciares. Para muitos investigadores, as grandes massas de água que se encontram no estado sólido constituem um outro subbsistema da Terra designado criosfera. As actividades humanas dependem da água para a agricultura, indrústria, produção de energia, saúde, desporto, divertimento, entre outras. A água é também um importante factor na estabilização do clima terrestre. Os oceanos absorvem a maior parte da radiação solar que atinge a superfície do globo e esta energia é distribuída por todo o planeta através das correntes oceânicas. A água é o recurso natural mais importante da Terra, pois é essencial para a existência de qualquer forma de vida e é a substância comum a todos os subsistemas da Terra.
Atmosfera - A atmosfera é o invólucro gasoso da Terra, sendo, actualmente, constituída por uma mistura de gases, dos quais o azoto, o oxigénio, o árgon e