Fisica II
Carga positiva ,Carga negativa, Carga neutra ( à carga total é igual a zero podemos dizer que é “eletricamente neutra”).
Quando a quantidade de cargas são diferentes a carga total é diferente de zero dizemos que o objeto está eletricamente carregado. Os mesmos se interagem exercendo uma força sobre outros objetos.
Cargas de mesmo sinal se repelem, cargas de sinais opostos se atraem.
O termo eletrostática é usado para chamar atenção para o fato de que a velocidade relativa entre as cargas é nula ou muito pequena.
As cargas de um próton isolado e um elétron isolado têm o mesmo valor absoluto e sinais opostos; um átomo eletricamente neutro contém o mesmo número de prótons e elétrons. Os elétrons são mantidos nas proximidades do núcleo porque possuem uma carga elétrica oposta à dos prótons do núcleo e, portanto, são atraídos para o núcleo.
Carga Induzida
----------- +++++++++++ --------------------
A força de repulsão e atração associada à carga elétrica dos objetos é chamado de força eletrostática.
Lei de Coulomb
A lei de Coulomb permite calcular a força exercida por partículas carregadas.
F = K. q1.q2 . ȓ ( Lei de Coulomb ) R2 q1 = Carga 1 q2 = Carga 2 ȓ = vetor unitário na direção da reta que liga as duas partículas. r = distância entre as partículas.
K = constante K = 1 ɛo = 8,85 x 10-12 C2/Nm2 4πɛ0
Se as partículas têm cargas de mesmo sinal a força a que a partícula 1 é submetida tem o sentido de ȓ, se as partículas têm cargas de sinais opostos as forças têm sentido oposto ao de ȓ.
Corrente elétrica é uma taxa de variação da carga que passa por um ponto ou região do espaço com o tempo. i = dq ( Corrente elétrica )