fisica ii
Instituto de Física
Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica.
Laboratório de Física II
HIDROSTÁTICA
1. Introdução.
A palavra hidro origina-se do grego e significa água; estática, uma palavra também grega significa corpos rígidos em equilíbrio. Portanto, define-se hidrostática como: Estudo de qualquer líquido em equilíbrio.
Um liquido ou fluido, em contraste do sólido, é uma substancia que flui. Os fluidos se moldam em qualquer recipiente que o contenha. Isso acontece porque o fluido não oferece qualquer resistência a uma força que seja tangencial a sua superfície.
O princípio de Arquimedes diz que um corpo completamente ou parcialmente imerso em fluido receberá a ação de uma força (Empuxo) na direção vertical (sentido contrário da força peso) igual à força peso do fluido deslocado. Para demonstrar a ação de tal força e demonstrar que ela pode ser calculada tanto teoricamente quanto na prática, nós realizamos alguns experimentos, tabelamos os resultados e os analisados nesse relatório.
2. Objetivo.
As experiências no mundo científico são fruto da percepção, curiosidade e análise humana. Podendo ser aplicadas em qualquer lugar do mundo, as experiências servem como prova prática das possíveis conclusões teóricas passíveis de erro.
O objetivo principal é determinar o empuxo sofrido por um corpo imerso em água aplicando o Princípio de Arquimedes.
Para isso, usamos:
E = µ V.g, onde, µ é densidade do fluido;
V é o volume deslocado; g é a aceleração da gravidade. (Adotamos g= 9.8m/s²).
3. Materiais Utilizados:
01 Dinamômetro;
01 Paquímetro;
01 Becher;
01 Cilindro Metálico;
Água;
Linha.
4. Atividades
As atividades listadas a seguir têm como objetivo responder as questões dadas em laboratório como guia da experiência.
Inicialmente tomamos as dimensões do cilindro com auxilio do paquímetro o que nos