O poder do verbal na determinação de emoções e comunicação humana”
Vídeo: CARROSSEL - Cena emocionante entre Cirilo e Professora Helena
Primeiro candidato: Mulher , 47 anos da pele branca.
Depoimento do participante:
“Só em ver esse vídeo, eu me emocionei bastante, pois vi nos olhos do menino (Cirilo) a dor que ele estava sentindo em ser rejeitado pela menina (Maria Joaquina), pela forma que a mesma falou com ele o comparando com a mesma cor do telefone... Achei esta cena muito comovente e de grande importância para o “racismo” que vemos muito ainda hoje em dia... E a atitude da professora foi muito boa, o conscientizando de sua cor e que não existem melhores nem piores apenas cores e pessoas diferentes, só! Achei esse ato muito bonito!”
Pergunta: Quais reações emocionais você teve durante a apresentação do vídeo?
“Bom... rs, é complicado dizer, mas senti em primeiro lugar muita compaixão pelo menino Cirilo, e senti também muita angustia de vê-lo daquele jeito, chorando e desesperado desabafando com a professora... Mas confesso que também senti muita tristeza em ver uma menina tão bonita e tão pequena com um sentimento de raiva por um garoto de classe social e cor diferente... Acredito que não seja culpa dela, que tenha influências de seus pais e familiares por este comportamento tão feio e desrespeitoso. Me senti muito mal por um segundo em ver ela o tratando daquela forma, me coloquei no lugar do menino (Cirilo).”
Pergunta: Como você acha que identifica ou reconhece uma emoção? No aspecto cognitivo, fisiológico e comportamental.
“Entendo emoção como um sentimento que não conseguimos controlar. Por exemplo: Posso dizer que nessa cena especialmente senti uma vontade de chorar no momento quando vi o menino Cirilo chorando e desesperado falando com a professora... Acho que posso identificar esta vontade como uma emoção, um sentimento, além de apresentar uma expressão de compaixão e tristeza... Acho que são vários fatores que podemos utilizar para