Expressão verbal e não verbal da assertividade
A comunicação é fundamental nas relações pessoais, empresarias e educacionais. Pode ser feita de várias maneiras, entretanto, só existe realmente entendimento quando a mensagem é recebida com o mesmo sentido com o qual ela foi transmitida.
A comunicação não é somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela linguagem não verbal. O importante é que uma esteja em concordância com a outra, de forma que a comunicação seja um processo completo e coerente. Contudo, os seres humanos, em sua complexidade, muitas vezes transmitem sem perceber uma mensagem verbal diferente da mensagem corporal, o que poderá dificultar a compreensão da sua mensagem. O nosso corpo fala todo tempo, nas expressões do rosto, olhares, gestos, posturas, tom e ritmo da voz.
.
Palavras-chave: comunicação, linguagem, verbal.
SUMÁRIO
1. A COMUNICAÇÃO 05
2. EXPRESSÃO NÃO VERBAL 12
3. EXPRESSÃO VERBAL 13
4. COMPORTAMENTO ASSERTIVO 16
5. COMPORTAMENTO NÃO ASSERTIVO 19
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23
1. A COMUNICAÇÃO
Comunicação significa “a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas” e também convivência, trato, convívio, segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Etimologicamente, o termo “comunicação vem do latim communicatio” que significa “estar encarregado de”, que acrescido do prefixo co, o qual expressa simultaneidade, reunião e o termo tio, que reforça a idéia de atividade. É “atividade realizada conjuntamente”. Portanto, saber comunicar-se é ponto fundamental nas relações.
Já a comunicação de uma forma sintética é a ação, efeito ou meio de entrar em relação com o outro. Podemos dizer que é o processo que realiza a transmissão interpessoal de ideias, sentimentos e atitudes entre dois (ou mais) indivíduos ou organizações: para além de permitir a troca de informação, possibilita e garante a dinâmica de grupo e a dinâmica