Fisica ii
Problema abordado. Desafio:
Elaborar um relatório contendo todos os dados necessários para nossa pesquisa. Objetivo do grupo: Apresentar uma pesquisa referente ao assunto CENTRO DE MASSA E MOVIMENTO LINEAR.
Método utilizado: http://servlab.fis.unb.br/matdid/2_2004/saulo-wagui/CM.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Momento_linear
CENTRO DE MASSA
De uma forma grosseira, podemos dizer que o centro de massa ou centro de gravidade é o ponto de aplicação do peso do corpo (Peso = massa x aceleração da gravidade).
A definição física de centro de massa é de um conjunto de partículas (m1, m2, m3), cujas posições podem ser representadas pelos vetores posição (r1,r2,r3) , em relação a um referencial inercial (posições relativas a um observador que seja ele próprio uma partícula ou sistema livre). É uma posição cujo vector é assim definido:
M é a massa total do sistema, i.e. a soma de m1,m2,m3 ... mi, sendo i o número do conjunto de partículas. Se tivermos dois polígonos homogêneos é fácil perceber que o centro de massa de cada uma das figuras está localizado precisamente nos respectivos centros geométricos. Mas se estas figuras estiverem a copuladas, o cálculo do centro de massa dos dois polígonos, tem de considerar as massas de cada um dos polígonos com as respectivas massas (m1, m2) e as posições dos seus centros de massa (x1; y1; x2; y2).
Para problemas em que temos estruturas homogêneas, o centro de massa pode também ser determinado pelo seu centro geométrico que coincide com o centro de massa. A todo agrupamento de corpos massivos se associa um ponto privilegiado no espaço, seu centro de massa. No caso de corpos rígidos, convém localizá-lo no referencial do próprio corpo, para que