Basquete
O basquete teve sua origem durante uma época em que a prática de esportes não era tão diversificada como nos dias atuais, sabemos que o basquete hoje em dia é considerado um dos esportes mais queridos por todos, pois envolve uma competição sadia entre equipes que desde sua origem teve como objetivo fazer com que os participantes trabalhassem em equipe para vencer os jogos. A princípio foi só mais um esporte voltado para a prática escolar, que com o passar do tempo se tornou um fenômeno mundial.
Tudo começou em 1891, época em que os esportes fora de ginásios fechados não eram muito comuns devido ao frio intenso provocado pelo inverno na cidade de Massachussets, e que se tinha como principal atração esportiva as aulas de ginástica. Visando trazer algo diferenciado que despertasse o interesse de seus alunos o professor James Naismich criou um jogo cujo objetivo era o trabalho em equipe. Com dois cestos de pêssego, um em cada lado da quadra, assim surgia o basquete, cujo as regras eram ter duas equipes se enfrentando e para vencer deveriam arremessar a bola em um cesto bem alto marcando o máximo de pontos na partida.
Mas o jogo de basquete não poderia ser praticado de qualquer forma, com o passar do tempo percebeu-se a importância de se implantar algumas regras e fundamentos no modo de agir dentro de quadra surgiu assim os fundamentos do basquete, o manejo de corpo dividido em várias subcategorias está relacionado a forma de se movimentar em quadra com ou sem a bola seja de costas, frente, lateral e etc. Temos também o manejo de bola que é a forma com que o atleta conduz a bola visando um melhor desempenho e garantindo uma maior eficiência durante a posse de bola, temos o drible que proporciona uma melhor locomoção com a bola, temos o passe que são variadas formas de passar a bola para seus companheiros, e por fim temos os arremessos que é um dos mais importantes fundamentos do basquete pois suas variações lhe permitirão ter