Mudança Organizacional
Desta forma, mais do que a adaptação, é necessária atualmente a atitude de aprender a projetar o futuro e preparar-se para ele. Pois, de acordo com Caldas e Amaral (2002), toda esta evolução desencadeia nas pessoas uma intensa sensação de insegurança.
De fato, para lidar com esta situação, é explicita a necessidade de as organizações utilizarem novas metodologias e habilidades para conduzirem processos de mudanças.
Diante desta necessidade, vale ressaltar que a transformação inicia-se a partir do momento em que cada pessoa se comprometer a mudar. Covey (2006) menciona alguns pontos chaves que podem auxiliar os colaboradores e organizações nesta era de mudanças. Dentre eles se destacam:
A transformação começa com a consciência da necessidade de mudar;
É necessário alinhar a missão pessoal com a missão da organização;
Construa um senso de segurança interior nas pessoas, para que desta forma elas observem as mudanças como oportunidades;
Enterre o velho. Isso simboliza não apenas a rejeição do que é velho, mas o fato de que se está construindo com base no velho, e avançando em direção ao novo;
Enfim, conclui-se que para adaptar-se as mudanças é essencial se utilizar de flexibilidade e agilidade, pois quanto mais rapidamente os profissionais e empresas se adequarem a estas, melhor será para ambas as partes.
Autoras: Andreia Aparecida Lamounier e Tatiane Costa Andrade.
Change Consultoria em RH: http://changeconsultoria.webnode.com.br/