Mudança Organizacional
Diversos levantamentos com empresários tem mostrado a importância as novas formas de gestão e suas ferramentas para explicar o ganho de produtividade e qualidade. Por outro lado encontramos um problema concreto que é a necessidade de realizar Mudança Organizacional – Como começar ? , Que ferramentas usar ? Quanto tempo levará ? Como conduzir ?
Mintzberg – Diz que a Organização para ser eficaz é necessária dividi-la em em cinco partes distintas :
1. Cúpula Estratégica – é encarregada de assegurar que a organização cumpra sua missão de modo eficaz e também que atenda as necessidades dos que a controlam ou que detem poder sobre ela.
2. Linha Intermediaria – A Cúpula está conectada ao núcleo operacional pela cadeia de gerentes intermediários que possui autoridade formal .(Gerentes sênior, supervisores de primeira linha)
3. Núcleo operacional – “Chão de Fabrica” – envolve operadores que executam o trabalho básico diretamente relacionados a fabricação dos produtos e à prestação de serviços .
4. Tecnoestrutura – Técnicos e Analistas – Os analistas de controle efetivam certas formas de padronização da organização
5. Assessoria de Apoio – Rh, Marketing, setores Administrativos( incluindo o lançamento de novos produtos )
Fundamentos do Design Organizacional
Toda atividade humana organizada dá origem a duas exigências fundamentais e opostas: A divisão de trabalho em várias tarefas a serem executadas e a coordenação dessas tarefas para realização da atividade.
A estrutura de uma organização pode ser definida simplesmente como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e, depois, como a coordenação é realizada entre essas tarefas.
Varias maneiras de dividir o trabalho e coordenar tarefas, devem ser cuidadosamente selecionados. Espera-se que o desing da organização seja acrescido de boas doses de planejamento a longo prazo, enriquecimento do trabalho e estrutura matricial. Os