MRP I e II
INTRODUÇÃO
Diante do progresso que tem ocorrido no cenário empresarial e industrial, tem trazido às organizações a necessidade de inovarem e buscarem meios de se manterem ativas em meio a tal ambiente. Como meio de sobrevivência e intuito de se tornarem cada vez mais competitivas e preparadas diante das exigências do mercado surgem dentro destas organizações várias técnicas a serem utilizadas desde sua gestão até mesmo no desenvolvimento de seus produtos e produção.
Sendo que dentre as varias técnicas e meios desenvolvidos, a MRP I e MRP II serão as técnicas a serem abordadas no presente trabalho, sendo estas técnicas que tem por finalidade auxiliar a organização a reduzir o investimento em estoque, além de melhorar o serviço ao cliente e preparar a organização a suprir as demandas do futuro.
FUNDAMENTAÇÃO
Com a maior exigência por parte dos clientes e a dinâmica de mercado se tornando cada vez maior há por parte da organização a necessidade de manter maior controle de sua produção, levando esta por sua vez a outro nível para que se possam atender as demandas de produção, expectativas de clientes de forma a se conseguir manter padrões de produção e se obter um retorno satisfatório a organização.
Frente a isso passa a ser implantado em muitas organizações a MRP (Material Requirement Planning), que é um sistema computadorizado com finalidade de controlar o inventario e a produção com intuito de otimizar a gestão para que se reduza os custos, mas em contrapartida mantendo sempre o nível adequado e necessário para que sejam realizados os processos produtivos da empresa.
MRP I
A MRP I tem por finalidade definir a quantidade necessária e o tempo exato de utilização dos materiais durante a fabricação de seus produtos finais, desta forma controlando os níveis de estoque necessários dentro da empresa, mas possuindo por objetivo a melhora do serviço ao cliente, a necessidade de