Levantamento da Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Clima, Relevo, Fauna, Flora e Hidrografia do estado do Tocantins
Áreas de Localização
O estado do Tocantins foi dividido em 3 partes sendo eles Norte tendo como referência a cidade de Araguaína, Centro, tempo Palmas como cidade referência e sul tendo a cidade de Gurupi como referência. Figura abaixo
Geologia
- NORTE
Em relação a geologia da região norte podemos destacar as cidades de Araguanã, Araguaína, Filadélfia e Xambioá, e estão contidas nos contextos lito estratigráficos da Bacia do Parnaíba e das Faixas de Dobramentos do Proterozóico Médio/Superior.
As principais ocorrências metalogenéticas estão relacionadas a ouro, disseminado em veios de quartzo; quartzo hialino, rutilo e ametista em veios de quartzo; columbita, tantalita e berilo, em zonas pegmatíticas; cromo, níquel, cobalto, cobre, platina e talco, em serpentinitos; gipsita e calcário, associados a rochas sedimentares; grafita e manganês, associados a micaxistos; diamante, rutilo e cassiterita, em placeres; níquel e cobalto associados a coberturas lateríticas; e rochas ornamentais, em zonas graníticas.
Além disso podemos destacar as cidades de Aragominas, Augustinópolis, Itaguatins e Praia norte que variam entre Faixas Orogênicas e Bacias sedimentares e tem ocorrência de minerais como Diamante, Ouro e Granito Ornamental.
- CENTRO
O centro do Tocantins e dividido em 2 Ambiente Geológicos ao leste predomina a Bacia Sedimentar e ao Oeste as Faixas Orogênicas. Ao leste não tem ocorrências de minerais, ao oeste nas regiões de Dois Irmãos do