AMAZO NIA
ROBERTO DA SILVA CAMPOS FILHO
AMAZÔNIA
Rio Branco – AC
2014
ROBERTO DA SILVA CAMPOS FILHO
AMAZÔNIA
Trabalho de Graduação para obtenção de nota parcial de Metodologia Cientifica na Faculdade Barão do Rio Branco.
Prof. Me. Samya Milena Brandão Terra
Rio Branco – AC
2014
Sumário
Sumário 5
INTRODUÇÃO 6
1.VEGETAÇÃO AMAZÔNICA 6
1.1.AMAZÔNIA FLORESTA 6
1.1.1 Floresta Densa 6
1.1.2 Floresta Aberta De Cipó 7
1.1.3 Floresta Aberta De Bambu 7 CONCLUSÃO 7
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA E SUGERIDA 8
INTRODUÇÃO
A Floresta Amazônica é caracterizada por alta diversidade biológica, mas ainda pouco se sabe sobre as espécies que a compõem e suas relações filogenéticas. Muitas áreas nunca foram exploradas botanicamente, espécies novas ainda estão sendo descobertas (Ribeiro et al. 1999). Isso é evidenciado pelos pesquisadores devido a sua ampla distribuição geográfica na América do Sul.
Ocupa cerca de 600 milhões de hectares, dos quais mais da metade no território brasileiro. Parece, fisionomicamente, uniforme, como nas fotografias tomadas do alto, mas quando vista em pormenores, vê-se que a sua estrutura e composição variam notavelmente, onde no seu interior há interrupções com outros tipos de vegetações não florestais, ocorrendo uma variação ambiental e ecológica (Pizzatto et al. 1989).
A Amazônia brasileira abrange uma área de aproximadamente 370.000.000 ha, ou seja, tem uma abrangência geográfica de dimensão continental, sendo que aproximadamente 337.400.000 ha é de área florestal e 32.600.000 composta de área não florestal. Embora esteja totalmente dentro da zona tropical, sua cobertura e condições ecológicas não são uniformes em todo território. Possui uma grande variedade de tipos de vegetação, tais como Floresta Tropical de Terra Firme nas modalidades alta e baixa, Floresta de Várzea, Floresta de Igapó, Campos naturais, Campinas de areia branca, vegetação de