MRP I e MRP II
A Administração da produção está na essência da vida empresarial, uma vez que representa o ato da criação de produtos e serviços de que todos nós dependemos. Sendo esta a principal razão da existência de qualquer organização, a administração da produção deve ser o centro de suas atividades (SLACK).
Sistema de produção é um processo planejado pelos quais elementos são transformados em produtos úteis, ou seja, um procedimento organizado para se conseguir a conversão de insumos em produtos acabados (RIGGS).
Em uma organização fabril, produção é a fabricação de um objeto material, mediante a utilização de mão-de-obra, materiais e equipamentos. Já em uma prestadora de serviços, produção é o desempenho de uma função que tenha alguma utilidade (MAYER).
A função produção acompanha o homem desde a sua origem, quando polia a pedra a fim de transformá-la em utensílio mais eficaz, para sua própria utilização. Com o passar do tempo, as habilidades individuais se destacaram, provocando o interesse de terceiros, surgindo, assim, os primeiros artesãos e a primeira forma de produção organizada. Dessa forma, eram estabelecidos prazos de entrega, prioridades, especificações e preço.
A história da Administração pode ser dividida em antes e depois da Revolução Industrial. A época anterior à Revolução Industrial caracterizou-se pelas idéias dos pensadores e Filósofos que criaram e desenvolveram muitas áreas do conhecimento humano. A Igreja tem uma organização hierárquica tão simples e eficiente que a sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa. A organização militar tem influenciado enormemente o desenvolvimento das teorias da administração ao longo do tempo. A Organização linear, por exemplo, tem suas origens na organização militar dos e da época Medieval.
A partir de 1776, com a invenção da máquina a vapor por James Watt e sua posterior aplicação à produção, uma nova concepção de