MRP I e II
O que é?
Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) e Planejamento de Recursos de Fabricação (MRP II) são, ambos, estratégias de integração incremental de informações de processos de negócio que são implementadas utilizando computadores e aplicações modulares de software conectadas a um banco de dados central que armazena e disponibilizam dados e informações de negócio.
MRP trata principalmente dos materiais do processo de fabricação, enquanto MRP II cuida da coordenação de todo o processo de fabricação, incluindo as relações entre materiais, finanças e recursos humanos. A meta do MRP II é prover dados consistentes para todos os envolvidos no processo de manufatura enquanto o produto se move através da linha de produção.
Pra que serve?
Vantagens do MRP
Algumas das vantagens de um sistema MRP:
Diminuição dos estoques;
Controle Melhor da produção e das encomendas;
Estrutura formal de dados e procedimentos;
Simulações;
Manter o controle de matéria prima e produção em um nível adequado a estrutura da empresa
Evitar o desperdício e utilização indevida de matéria prima.
Vantagens do MRP II
Sendo um avanço do MRP, ele mantém o mesmo funcionamento, apenas melhorando:
Quantidade do stocks;
Maior rotação de stocks;
Maior consistência nos tempos de entrega ao cliente;
Redução nos custos de aquisição de material;
Redução nos tempos de mão-de-obra.
Como foi a evolução histórica?
Os sistemas de planejamento das necessidades de recursos das empresas sempre estão em um estado de evolução contínua. Seus primeiros sistemas eram simples e muito pouco sofisticado e seu valor da informação que era gerada para a operação era limitada. As necessidades de sistemas MRP mais sofisticados levou a uma mudança do MRP I para o planejamento dos recursos de manufatura o (MRP II), que é um método para o efetivo de planejamento de todos os recursos de uma empresa manufatureira. Tendo a capacidade de uma simulação para responder perguntas importantes.
Quem são os