Comércio exterior
Chegando ao século XVI, momento em que as religiões protestantes afloravam o estabelecimento, da Igreja Anglicana na Inglaterra, promoveu uma séria transformação nas relações junto à Irlanda. A maioria católica do território irlandês resistiu ao processo de conversão religiosa ao anglicanismo, imposto como meio de reafirmação da autoridade monárquica em seus territórios.
Do século, XVI em diante, a Irlanda estava subordinada a Inglaterra. Em 1919 surgiu o exército republicano irlandês (IRA), cujo seus fins eram de origem terrorista, reivindicavam o completo fim da interferência britânica e a unificação completa de seu território, seu principal alvo a parti, foi a cidade de Belfast, localizada no norte da ilha.
No inicio do século XX, havia dois grupos religiosos, formado por maioria católica, e protestante, esses dois grupos formaram, grupos que iriam representar os interesses, siin féin(nós sozinhos), que era formado por católicos e protestantes, e também o partido de movimento unionista,formado por protestantes concentrados na região de ulster, situado ao norte , que pregavam, a permanência do poder britânico na região. Na páscoa de 1916, uns grupos de católicos iniciaram um movimento, contra a dominação inglesa, desta forma os britânicos, reagiram de forma bruta. Isso motivou a fundação