curriculo
Todos os envolvidos contribuem para o valor que o cliente final recebe, sendo eles: fornecedores, canais intermediários de distribuição, funcionários, clientes e outros (investidores e conselho de direção). São eles os responsáveis em formar uma cadeia que agregue cada vez mais valor no relacionamento com o cliente final.
A tecnologia tem um grande papel estrutural entre esses componentes. A utilização do EDI que é usado para efetuar negócios com os fornecedores e principais clientes permite que eles possam fazer seus pedidos sem o uso de papéis. A implantação do SAP R/3 V.4 que se trata da colaboração entre fornecedores, distribuidores e varejistas, permite que as empresas recebam os pedidos pela internet, o que automaticamente programa uma ordem de entrega no depósito e atualiza os dados do estoque do negociante e do fornecedor em relação ao produto encomendado.
Os papéis de mudança para a tecnologia
Conforme é citado no livro, quatro mudanças elevaram o papel da tecnologia como uma capacidade estratégica. Elas são:
1. A Internet.
2. Integração de telefonia computadorizada.
3. Data Warehouses
4. Customização em massa.
( NO LIVRO FALA QUE OS PROCESSOS DE CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA SERÃO ANALISADAS NO CAPITULO 8)
A Internet A maioria dos vendedores foram rápidos a perceber o potencial da internet. São bilhões de usuários no mundo inteiro, e independente de números a tendência é crescer bem mais. Os consumidores usam intensamente a internet para fazer compras, operações bancárias online, pesquisas, e até mesmo obter informações.
Existem dois tipos principais de experiências virtuais para os clientes, a pull e push. A tecnologia pull é quando os clientes visitam um site e escolhem um produto, não há diferença das compras tradicionais. Já a tecnologia push, por exemplo, é um sistema de distribuição em que a informação sai de um servidor para um cliente, com base no interesse do cliente, por exemplo, uma pessoa interessada em