Mrkt
Ronald Fullerton – século XVI a XX
Boone e Kurtz e Schuptrine – ao longo do seculo XX
Era dos antecedentes: Produção e transporte primitivos. Maioria da população auto suficiente. Inicio do surgimento de bancos, bolsa de valores.. Início da determinação da demanda e do estímulo à demanda.
Era das origens: Inicio da revolução industrial. Melhorias na produção e no transporte. Urbanização crescente e inicio dos mercados de massa. Aumento da concorrência e da promoção de produtos. Surgimento da demanda de massa.
Era do desenvolvimento institucional: Surgimento e uso intenso das primeiras práticas de marketing (propaganda, pesquisa de mercado, distribuição eficiente e expansão do varejo) para o estímulo à demanda de massa. Consolidação da demanda de massa.
Era do refinamento e da formalização: Reconhecimento formal das atividades de marketing por parte das organizações. Articulação formal do conceito de marketing. A maturidade do marketing.
Micromarketing: é o desemprenho das atividades destinadas a reaizar os objetivos de uma organização, partindo das necessidades do consumidor ou ciente e dirigindo-lhes um fluxo de bens e serviços a partir de um fabricante ou produtor. O micromarketing refere-se as empresas individualmente.
Macromarketing: é o processo social que dirige o fluxo econômico de bens e serviços dos produtores aos consumidores de maneira que iguale eficazmente a oferta e a demanda e realize os objetivos da sociedade. Refere-se ao sistema econômicos como um todo.
Utilidade de forma: fornecida quando alguém produz algo tangível.
Utilidade de tarefa: fornecida quando alguém desempenha uma atividade para outra pessoa.
Utilidade de posse: obtenção de um bem ou serviço e direito de usa-lo.
Utilidade de tempo: ter o produto