Relatório do Cálculo do Calor Específico
Resumo
Introdução
Experimento
Conclusão
Bibliografia
Página 2
Página 3
Página 4
Página 8
Página 9
1
Resumo
Este trabalho, que foi feito com o intuito de calcular o calor específico sensível do óleo de soja, teve como ponto de partida um experimento realizado em laboratório. Nesse experimento, foi descoberta a massa de água, a massa de óleo de soja, a diferença de temperatura no aquecimento de cada uma dessas substâncias, e, por fim, obteve-se o resultado desejado por meio de cálculos.
2
1.1 Introdução
A quantidade de calor (Q) representa a quantidade de energia que é trocada entre dois corpos em contato quando há diferença de temperatura entre eles. Portanto um corpo, ao ceder ou receber calor, pode sofrer uma variação de temperatura e/ou mudança no seu estado físico. Assim, definimos calor sensível:
Calor sensível é a quantidade de calor necessária para elevar de 1ºC a o 1 temperatura de um grama de uma dada substância, e é medido em cal/g C.
Para calcular o calor sensível, pode-se usar a equação:
1.1.1 P =
Obs.: O cálculo do calor específico quando se utiliza essa equação só é possível se tivermos os valores da quantidade de calor, da massa e da variação de temperatura.
A potência foi definida como uma razão em que o numerador é o trabalho (ou a quantidade de calor), e o denominador é o intervalo de tempo (triangulo t) em que ele se realiza. Assim, o mesmo trabalho é realizado em tempos diferentes, o numerador não muda, mas, quanto menor o denominador, maior o resultado, isto
2
é, a potência.
Assim, podemos descobrir a potência de um corpo pela equação:
1.1.2 P = Q/Δt
A curva de aquecimento das substâncias de água e óleo estão representadas no gráfico a seguir:
Gráfico 1 – Comparação da curva de aquecimento da água e do óleo.
1
2
NUSSENZVIG, Moysés. CURSO DE FÍSICA BÁSICA. Página 275.
GASPAR, Alberto. FÍSICA. Página 143.
3
2. Experimento
O experimento realizado neste trabalho foi