MPS-BR – Melhoria de processos em softwares brasileiros
Metodologia de Pesquisa Cientifica e Tecnológica I
MPS-BR – Melhoria de processos em softwares brasileiros
Gleivanir de Oliveira São Nicolau¹ 1000161
Matheus Luís Parras¹
1000764
Juliana Cristina dos Santos¹
1000225
¹alunos da turma de MP1(Metodologia de pesquisa I) da Instituição Federal de São Paulo de Ciência e Tecnologia – Campus São Carlos
Resumo
MPS.BR é um programa de melhorias de processos em softwares brasileiros coordenado pela SOFTEX (Programa de Excelência de Software Brasileiro). O projeto visa a otimização de recursos e processos dos softwares de empresas nacionais afim de ter uma competitividade maior no mercado exterior. O objetivo da MPS.BR é de avaliar os níveis de maturidade dos softwares de micro,pequenas e médias empresas do ramo no Brasil que procuram aumentar a qualidade e integridade de se seus sistemas.
1. Introdução
A qualidade de softwares dependem da formulação e da capacitação dos processos nele incluídos. Não há muitos investimentos das empresas em certificações que comprovem a qualidade e maturidade dos processos na fabricação do software, por isso quanto a concorrência internacional, as empresas brasileiras acabam ficando pra trás. As pequenas e microempresas, ainda sofrem pelo fato dessas certificações serem muito caras, fazendo com que as prioridades serem outras. É por isso que nasceu a MPS.BR, para atender as necessidades de micro, pequenas e médias empresas que por ventura não têm condições financeiras para arcar com os custos.
O artigo irá abordar as características, alguns métodos usados para avaliação e algumas mistificações quanto ao programa.
2. O projeto e sua história O Projeto iniciou-se em 2003, no mês dezembro contando com a participação de sete entidades