O estado
Maria Teresa Miceli KERBAUY
PUTNAM, Robert D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália
Moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996. 260p.
A publicação do livro de Putnam no Brasil possibilitou, aos estudiosos do desempenho dos governos democráticos e da natureza do governo representativo, tomar contato com uma obra que foi considerada por alguns como a Da democracia na América dos tempos atuais.
O tema primordial deste livro é o exame de como as instituições influenciam o comportamento político. A partir da análise de duas décadas dos novos governos regionais, criados na Italia, em 1970, o autor busca comprovar empíricamente a importancia da "comunidade cívica" para o desenvolvimento de instituições eficientes.
Por desempenho institucional o autor entende não apenas "as regras do jogo", uma vez que as instituições são mecanismos para alcançar propósitos e não apenas para alcançar acordos. Neste sentido, o conceito de desempenho institucional tem como base um "modelo bem simples de governança: demandas sociais -> interação política -> governo -> opção de política -> implementação. As instituições governamentais recebem subsídios do meio social e geram reações a esse meio" (p.24).
1 Departamento de Antropologia, Política e Filosofia - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP14800-901 - Araraquara - SP.
Segundo o autor, a literatura existente identifica três formas de explicar o desempenho institucional: 1. projeto institucional cuja referência é o livro de John Stuart Mill, Considerações sobre o governo representativo, no qual a investigação das formas institucionais mais adequadas a um governo representativo eficaz se constitui na sua análise principal. Hoje tanto os adeptos do "novo institucionalismo como os reformadores pragmáticos" passaram a dar atenção novamente aos determinantes organizacionais do desempenho institucional; 2. fatores socioeconómicos, cuja perspectiva é a de que a verdadeira democracia