Cinema Brasileiro Anos 40
Contexto Histórico – Social: Mundo
Os anos 40 já começam turbulentos devido ao cenário de guerra que se formava no mundo, em 1940 a Alemanha bombardeava constantemente a Inglaterra e já havia invadido a Polônia, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Holanda e França. No mesmo ano forma-se o eixo Tripartite por Itália, Alemanha e Japão.
A guerra começava na Europa.
Nos Estados Unidos 1940 era ano de eleições presidenciais e Franklin Roosevelt é eleito presidente em novembro daquele ano. Junto do Canadá os EUA participam indiretamente da guerra na Europa com o envio de suprimentos e armas para a Grã – Bretanha e para a resistência francesa. Nesse ano também há o lançamento do filme “O Grande Ditador” de Charles Chaplin e de “Vinhas da Ira”.
Figura : Cena do discurso final de “O Grande Ditador” (http://cinetoscopio.com.br/).
Ainda nos Estados Unidos no ano de 1941 há o lançamento de filmes clássicos como “Cidadão Kane” e “Como Era Verde meu Vale”. Nesse mesmo período o vizinho Canadá entra na guerra em apoio aos britânicos e os americanos declaram guerra ao Japão, após o ataque de Pearl Harbor.
Imediatamente a propaganda de guerra é “acionada” pela mídia americana da época (1º filme de propaganda na 2ª guerra: “Por que Nós Lutamos” de 1941). Em seguida no ano de 1942 a guerra já havia se espalhado pelo mundo, havia batalhas acontecendo no continente europeu, nas ilhas do oceano Pacífico e no norte africano.
Nas artes a influência desse contexto bélico era evidente, principalmente entre os americanos, que investiam no cinema para influenciar a população a apoiar as forças armadas, filmes como Casablanca (1942), Do Outro Lado do Pacífico (1942) e Cinco Covas no Egito (1943) mostravam as dores e perdas da guerra, enquanto outras produções como Pin Up Girl (1944) e The Yakee Doodle Mouse ou Ratinho Patriota (1943) enalteciam a coragem dos homens do exercito e entretinham a população que permanecia “em casa”.
Figura : Cena da despedida