Maturidade de Software
MATURIDADE DE
SOFTWARE
Nome: Tuanny Gomes de Oliveira
R.A.:922943
Maturidade
A maturidade de uma empresa, no ramo de Engenharia de Software mede a capacidade técnica, gerencial e a competência que essa organização possui para o desenvolvimento de softwares. Vários Modelos de Maturidade têm sido propostos ao longo do tempo para a evolução geral das organizações ou mesmo para a evolução da função de Gestão de Sistemas de Informação.
Os Modelos de Maturidade de Processos fornecem informações que orientam as empresas na definição de seu plano de melhoria da qualidade e produtividade. A necessidade de implantar melhorias na organização já é bem conhecida, mas nem todas as empresas conseguem definir estratégias adequadas para obter resultados satisfatórios. Os Modelos de Maturidade fornecem orientações na escolha e na melhor combinação das diversas técnicas de melhoria disponíveis, orienta a empresa na formulação de uma estratégia de melhoria em longo prazo, direcionada pelos objetivos do negócio e sustentada por avanços gradativos no amadurecimento de suas práticas gerenciais. O objetivo dos modelos de maturidade organizacional de gerenciamento de projetos é baseado na identificação e desenvolvimento do nível de maturidade, alcançado os objetivos estratégicos por meio de projetos. A maturidade em projetos requer tempo e muitas vezes é realizada somente em longo prazo, dentro de uma empresa ela deve ser realizada de forma coordenada, buscando o gerenciamento e implementação das ações propostas de forma gradativa, começando por um setor ou departamento da empresa.
O conceito básico sob o termo maturidade é de que as organizações maduras fazem as coisas de modo sistemático e de que as imaturas atingem seus resultados graças aos esforços heroicos de indivíduos usando abordagens que eles criam mais ou menos espontaneamente. Organizações maduras atingem seus objetivos de qualidade, prazos