Modelo de maturidade - software
MODELO DE MATURIDADE DE SOFTWARE
Trabalho de PCS-2408 – Fundamentos de Engenharia de Software
Integrantes: - Gabrielle Manieri Nº USP: 6483021 - Guilherme Henrique Ferreira Gonçalinho Nº USP: 6482142 - Vinicius Costa Ferreira Nº USP: 6482416
São Paulo – Maio/2011
RESUMO
O trabalho apresentado a seguir irá listar métodos de Modelo de Maturidade para avaliação de processos de desenvolvimento de software. Serão apresentados conceitos básicos, nomenclaturas específicas da área, história da metodologia de avaliação e influência do uso dos métodos no processo de desenvolvimento de software.
Assim, objetiva-se estudar e compreender a importância de tais métodos no processo de desenvolvimento de software visando sua otimização, consolidação e, portanto, melhora do mesmo.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
MODELO DE MATURIDADE 5
Conceitos básicos 6
Processo de Software 6
Capacidade do Processo de Software 6
Maturidade do Processo de Software 6
CMM – Capability Maturity Model 7
História 7
Descrição 7
BSIMM- Building Security in Maturity Model 11
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 15
ÍNDICE DE TABELAS
Tabela 1 – Níveis de Maturidade do CMM 9
Tabela 2 – Áreas-chave de processo 10
INTRODUÇÃO
Com a evolução da ciência da eletrônica, e, portanto, processamento de dados, se torna vital, com o evoluir dos anos, estudar, compreender e avaliar as dinâmicas dos softwares, já que estes são responsáveis atualmente pelo controle de vários componentes e sistemas em âmbitos que podem variar desde industrial a doméstico.
Dentro deste processo de desenvolvimento de software é de vital importância a análise de qualidade dos produtos, promovendo a segurança e confiabilidade no uso de softwares específicos.
Dentre as vantagens que podem ser listadas com o uso de métodos de análise de