Comparando CMMi x MPS
Desvantagens dos Modelos de Qualidade no Brasil.
Camila da Silva Oliveira camsoliveira@gmail.com Resumo
Esse artigo demonstra as diferenças entre dois modelos de software adotadas por empresas de TI brasileiras – o CMMi e o MPS.BR, apresentando as duas metodologias e as principais vantagens e desvantagens de adotá-las. Ao final será apresentando uma visão comparativa entre os dois modelos.
.
Palavras chave
Modelo de qualidade, Desenvolvimento de Software
1
INTRODUÇÃO
2
Na globalização e as mudanças que ocorrem constantemente em virtude das inovações tecnologias, a informação, como meio de criação do conhecimento, passou a desempenhar um papel fundamental no crescimento das empresas e no alcance do seu sucesso.
CMMi
O CMMi é um modelo de maturidade para desenvolvimento de software do SEI (Software
Engineering Institute – Carnegie Mellon University –
EUA), originalmente criado a partir da junção de diversas avaliações CMM. O CMM foi desenvolvido para atender a solicitação do departamento de defesa dos Estados Unidos. Desenvolvido por engenheiros, tem como principal objetivo ser um modelo de referencia para a qualidade de processo na produção de software.
Como meio para ter acesso rápido e com qualidade as informações estratégicas, as empresas passam a investir cada vez mais em novas tecnologias e, em especial, no desenvolvimento de software que funcione como um meio facilitador na busca de informações, solucionador de problemas que impactem no crescimento de uma empresa, como um instrumento diferencial no atendimento das necessidades dos clientes ou como uma inovação que proporcione a criação de novas oportunidades de mercado. O modelo de qualidade CMMi surgiu da junção de várias avaliações CMM, englobando as áreas de software, hardware, recursos humanos e processos. A proposta foi unificá-las em um único modelo com o propósito de classificar a maturidade