O MPS.BR
BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Trabalho acadêmico sobre MPS.BR
Clébio Batista Rodrigues
Matricula: 201513486
Turma: SI 6AN - TG
Ceilândia, 27 de março de 2015
MPS.BR
O MPS.BR é um programa mobilizador, de longo prazo, criado em dezembro de 2003, coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), que conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FUMIN).
Diferença entre MR-MPS-SW e MR-MPS-SV
MR-MPS-SW(Modelo de Referência MPS para Software):
• Contém as definições dos níveis de maturidade, processos e atributos do processo.
MR-MPS-SV(Modelo de Referência MPS para Serviços):
• Contém as definições dos níveis de maturidade, processos e atributos do processo.
O Modelo de Referência MR-MPS define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. A definição dos processos segue os requisitos para um modelo de referência de processo apresentados na ISO/IEC 15504-2, declarando o propósito e os resultados esperados de sua execução. Isso permite avaliar e atribuir graus de efetividade na execução dos processos. As atividades e tarefas necessárias para atender ao propósito e aos resultados esperados não são definidas neste guia, devendo ficar a cargo dos usuários do MR-MPS. A capacidade do processo é a caracterização da habilidade do processo para alcançar os objetivos de negócio, atuais e futuros; estando relacionada com o atendimento aos atributos de processo associados aos processos de cada nível de maturidade.
Guia de Implementação – Parte 1: Fundamentação para Implementação do Nível G do MR-MPS
O nível G é o primeiro nível de maturidade do MR-MPS. Sua implementação deve ser executada com cautela por estabelecer o início dos trabalhos em implantação de melhoria dos