VIOLENCIA CONTRA MULHER
SEMINÁRIO
VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
PROGRAMA VIA LILÁS
VIA LILÁS: É UM PROJETO DE APOIO AS MULHERES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VITIMA DE VIOLÊNCIA DOMESTICA, DESENVOLVIDO PELA SECRETARIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS ( SEASDH ).
SUA IDEIA CENTRAL É: ASSEGURAR A REINSERÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL DE MULHERES VITIMA DA VIOLÊNCIA, ENVOLVENDO ACOLHIMENTO, ORIENTAÇÃO E CAPACITAÇÃO.
O SEU FUNCIONAMENTO: USAR A SUPER VIA, COM UM TRANSPORTE DIÁRIO DE 560 MIL PASSAGEIROS NOS TRENS URBANOS DO RIO, PARA ATINGIR O MAIOR NUMERO DE PESSOAS E DIVULGAR E ORIENTAR AS MULHERES SOBRE A PREVENÇÃO E ATENDIMENTO AS VITIMA DE VIOLÊNCIA DOMESTICA.
SUAS ETAPAS: A ORIENTAÇÃO É A PRIMEIRA DELA, EM TODO PERCURSO DA SUPER VIA E ENCAMINHAR AS MESMAS PARA FAZER CONSULTAS EM TOTENS INTERATIVOS QUE SERÃO INSTALADOS NAS ESTAÇÕES. EM CADA UM DOS TERMINAIS AS PASSAGEIRAS TERÃO ACESSO A ESTATÍSTICAS CRIMINAIS E PODERÁ CONSULTAR LISTAS, ENDEREÇOS E TELEFONES DOS PRINCIPAIS SERVIÇOS DE ATENDIMENTOS DA REDE ESTADUAL.
TERÁ SERVIÇOS: SERÃO OFERECIDOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO, ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E SOCIOJURÍDICO, ALEM DE ATIVIDADES CULTURAS.
TERÃO CRECHES PARA AS CRIANÇAS: COM ISSO AS MULHERES PODERÃO DEIXAR SEUS FILHOS COM CONFORTO E SEGURANÇA, SEM PAGAR NADA PELO SERVIÇO, EM ÁREAS LOCALIZADAS PERTO DAS ESTAÇÕES.
LEI MARIA DA PENHA: LEI 11.340/2006- RECEBEU ESSE NOME EM HOMENAGEM A SR. MARIA DA PENHA FERNANDES, UMA COMBATIVA CEARENSE QUE LUTOU POR 20 ANOS PARA VER PRESO O EX MARIDO, QUE TENTOU MATA-LA POR DUAS VEZES, DEIXANDO-A PARAPLÉGICA.
CONSTITUI VIOLÊNCIA DOMESTICA E FAMÍLIA CONTRA A MULHER QUALQUER ATO OU OMISSÃO QUE, BASEADA NA DIFERENCIAÇÃO DO GÊNERO FEMININO, CAUSE MORTE, LESÃO, SOFRIMENTO FÍSICO, SEXUAL OU PSICOLÓGICO E DANO MORAL OU PATRIMONIAL.
INFORMAÇÕES: DO PROJETO VIA LILÁS.
NESSE PROJETO VIMOS QUE TODAS AS MULHERES SEJAM ELAS VITIMAS OU