Capacidade de avaliação de um software utilizando o modelo cmm
Renner Augusto Alves Lima; Roberto Guimarães Dutra de Oliveira; Cássio Borges Silva Matsumoto (UEMG – Campus de Ituiutaba)
Resumo: A intensa evolução dos microcomputadores fez com que o desenvolvimento de softwares seja cada vez mais complexo e que utilizam mais recursos dos computadores. Porém o desenvolvimento de um software de alto nível requer da organização que o desenvolve, técnicas avançadas para que o produto final seja de qualidade aceitável no mercado. O modelo de maturidade de capacitação de software fornece às organizações um guia de como obter controle em seus processos para desenvolver e manter o software, assim como evoluir em direção a uma cultura de engenharia de software e excelência de gestão.
Palavras-chave: Modelo de maturidade de capacitação; Qualidade de software; Engenharia de software.
Abstract: The intense development of computers has made the software development is increasingly complex and use more computer resources. But the development of a high-level software requires the organization that develops, advanced to the final product is of acceptable quality in the market. The capability maturity model software provides organizations with a guide on how to control their processes for developing and maintaining software, and evolve toward a culture of software engineering and management excellence.
Key-words: Capability maturity model; Software quality, Software engineering.
Introdução
Atualmente, existem cada vez mais sistemas controlados por software, fazendo com que a economia de vários países seja muito dependente da qualidade dos softwares por eles usados, justificando um investimento significativo nesse setor. Há alguns anos, o software era desenvolvido de maneira artesanal, ou seja, sem muita preocupação de como ficaria o resultado final. A partir de uma definição dos requisitos do software, iniciava-se o