acidos
ÁCIDOS E BASES
Componentes: Aline Sousa Professora: Edelize Hernandes Matias Curso: Engenharia Civil Jenniffer Cristina Marianna Alcântara
Coronel Fabriciano – MG
Junho/2013
Ácidos e bases por Arrhenius
A mais tradicional definição de ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-
Ácidos e bases por Johannes N. Bronsted e Thomas Lowry
Segundo o dinamarquês Johannes N. Bronsted e o inglês Thomas Lowry, ácido é uma substância capaz de ceder um próton a uma reação, enquanto base é uma substância capaz de receber um próton. Essa definição ficou conhecida como “definição protônica”.
A definição de Bronsted-Lowry é mais abrangente que a de Svante Arrhenius, principalmente pelo fato de nem todas as substâncias que se comportam como bases liberarem uma hidroxila OH-, como é o caso da amônia (NH3).
Johannes N. Bronsted e Thomas Lowry definiram ácidos e bases de acordo com os prótons que liberavam e recebiam.
Ácidos e bases por Gilbert Newton Lewis
Lewis propôs sua definição de ácidos e bases de acordo com os elétros. De acordo com ela, ácidos são substâncias que, numa ligação química, podem receber pares eletrônicos, enquanto as bases são aquelas que cedem estes pares.
Propriedades dos Ácidos
1. Possuem sabor azedo (sabor ácido)
2. Mantêm incolor uma solução de Fenolftaleína
3. Descoram uma solução básica corada por Fenolftaleína
4. Colorem de vermelho uma solução de metilorange (também chamado de alaranjado de metila.)
5. Tornam amarelo o azul de bromotimol
6. Tornam vermelho o papel