Sr. Albino, A. L.
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS
ANDERSON L. ALBINO
LUIS F. KOSCHNIK BUNN
BLUMENAU
2013
CONCEITO:
Compostos orgânicos voláteis constituem uma ampla faixa de substâncias tóxicas, geralmente pertencem ao grupo de substâncias químicas alifáticas, aromáticas, alcoóis, glicóis, cetonas e ésteres. São compostos que possuem alta pressão de vapor.
Compostos Orgânicos Voláteis (COVs ou VOCs) constituem uma classe de poluentes do ar que são predominantemente emitidos na atmosfera pela frota veicular (combustão de combustíveis fósseis e perdas evaporativas) e por processos industriais, mas que podem ser também gerados por processos metabólicos de alguns vegetais (Derwent, 1995). A definição utilizada por Derwent (1995), trata o termo COV como todo composto que contém carbono e reage fotoquimicamente na atmosfera, excluindo carbono elementar, monóxido e dióxido de carbono. Alguns COVs são prejudiciais ao ser humano direta e indiretamente. Dentre os problemas causados diretamente, destacam-se os efeitos tóxicos, como irritação da mucosa e problemas hematológicos, hepáticos, renais e neurológicos (Crump, 1995).
PRODUÇÃO: Umas das principais fontes de produção de VOCs são a evaporação de solventes orgânicos, a fabricação de produtos químicos e a indústria do petróleo e suas atividades de armazenagem. Eles têm uma ampla gama de aplicações, dentre estas podemos citar: combustíveis, solventes para tintas, vernizes, lacas, colas e pesticidas, limpeza e secagem de metais e instrumentos, além de intermediários de sínteses de outros compostos químicos.
As fontes de emissões atmosféricas podem ser pontuais e não pontuais. Na fonte pontual toda a emissão esta localizada num único ponto. Como exemplos na indústria, podem ser citados as chaminés de fornos e caldeiras, e os suspiros de tanques de armazenamento. As fontes não