Implantando Software de Qualidade com o MPS-BR em pequenas e médias empresas.
Evair Araujo Cesconeto¹
¹Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Jardim das avenidas Rodovia Governador Jorge Lacerda, – Araranguá – SC CEP 88900-000 evaircesconeto@gmail.com Resumo. O conceito de qualidade é um tanto complexo de se expressar, a percepção de qualidade varia de acordo com as diferentes características, como ambiente, cultura, valores, etc. E todas as definições, fala de satisfação da necessidade ou atendimento a requisitos. Desta forma, as empresas, principalmente no setor industrial, já há algum tempo utilizam Modelos, Padrões e Normas de Qualidade definidos por organizações, associações e instituições. Em relação ao software, com o surgimento e incorporação da Engenharia de Software tanto na academia quanto na produção, novos Modelos, Padrões e Normas de Qualidade específicas para a área de software foram surgindo.
O objetivo é apresentar os padrões para se avaliar a qualidade de um processo de desenvolvimento de software para uma pequena e média empresa usando oMPS-BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro), proposto pela SOFTEX (Associação Brasileira para a Excelência do Software), que visa à certificação de qualidade do processo em níveis de maturidade, compatíveis com o CMMI, mas com foco na pequena e média empresa.
1. Introdução Este trabalho tem como objetivo o estudo e analise de uma implantação de software de qualquer gênero em pequenas e médias empresas. Onde o principal objetivo é ajudar a introduzir software de qualidade nesses ambientes coorporativos. Sabemos que muitas vezes são difíceis de serem aceitos por todas as pessoas, no entanto, métodos de qualidade de software surgem desde o século passado e vem se desenvolvendo de forma a ajudar nesse processo. A garantia de controle de qualidade de software está intimamente relacionada a atividades de verificação e validação e estão