MPSBR
Diversas mudanças estão ocorrendo nos ambientes de negócio, o que tem motivado as empresas a melhorar os seus processos produtivos e suas estruturas organizacionais. O aumento da competitividade faz com que as organizações busquem a qualidade dos produtos de software e serviços correlatos, além dos processos de produção e distribuição. Dessa forma a qualidade é um fator de alta criticidade para o sucesso na indústria de software.
No Brasil há um baixo investimento das empresas na busca por certificações que comprovem a qualidade e a maturidade nos processos de software, isso se deve principalmente pelo alto investimento que deve ser movimentado para essas certificações, deixando de fora médias e pequenas organizações que não possuem recursos suficientes para investir.
Em 2003 surgiu no Brasil o Projeto MPS. BR, coordenado pela Associação para Promoção da
Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), que visa tornar os softwares brasileiros compatíveis com os padrões de qualidades que são exigidos internacionalmente, tendo como foco em micro, pequenas e médias empresas.
TestedeSoftware.Seminário.MPSBR
Av. Senador Salgado Filho S/N - Centro - Paulista/PE - CEP: 53.401-440 - Fone: (81) 2121-5999
Av. Guararapes, 233 - Centro - Recife/PE - Fone: (81) 2121-5999
1
1. Projeto MPS.BR
O projeto está sendo desenvolvido desde dezembro de 2003, foi criada por um conjunto de organizações ligadas ao desenvolvimento de software. Dentre as instituições envolvidas pode-se citar: a Softex (SP), a RioSoft (RJ), o COPPE/UFRJ (RJ) e o CESAR (PE). Mas é coordenado pela
SOFTEX, contando com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da
Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (SEBRAE) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FUMIN).
O MPS.BR tem como base definir o nível de maturidade e capacidade dos processos de desenvolvimento de software e serviços